A Clínica Odontológica Materno-Infantil (CAMI) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) atua, inicialmente, como um acompanhamento pré-natal, em que as gestantes recebem informações com relação aos cuidados de sua própria saúde bucal. São dadas orientações sobre os cuidados específicos para a saúde bucal da gestante, a possibilidade de realização e melhor momento para tratamentos, radiografias, anestesia, uso de medicamentos e outras necessidades odontológicas. Todos os procedimentos preventivos e outros procedimentos curativos que a gestante necessite podem ser realizados na CAMI.
No que se refere aos cuidados com futuros bebês, a CAMI orienta quanto ao aleitamento materno, o uso de mamadeiras, o uso de chupetas, quando e como iniciar a higienização bucal, cuidados com a dieta e o uso do flúor, nascimento dos primeiros dentinhos, as doenças bucais mais comuns.
Além disso, os bebês de zero a trinta e seis meses são inscritos no Programa Zero Cárie, da CAMI, que tem como objetivo acompanhar a criança, com o objetivo de prevenir doenças bucais ou curá-las quando for o caso. Sempre individualizando cada situação, orientações quanto aos melhores hábitos são fornecidas, incentivadas e cobradas.
A CAMI também deseja propiciar ao estudante da PUCPR uma experiência única no atendimento materno-infantil, em um espaço exclusivamente destinado a esse fim. Desta forma, são realizados trabalhos de pesquisa científica, criação de cursos de extensão e a possibilidade de capacitar melhor o futuro cirurgião-dentista clínico, professor, pesquisador.